║░▒ ║
║░▒║
║░▒ ║
║░▒║
║░▒║
║░▒ ║
║░▒ ║
║░▒║
▓▓▓▓▓▓▓
]█▓[
]█▓[
]█▓[
*Pego minha espada e desfiro um golpe mortal!*
--Morra monstro infame...
Muitas pessoas não sabem bem como jogar ou narrar sessões escritas e eu estou aqui hoje para sanar essa dúvida e para dar minha opinião sobre esse estilo de jogo.
A mesa escrita tem duas vantagens principais que eu considero úteis. Primeiro, você pode pensar melhor nas suas ações, não agir impulsivamente, interpretar melhor as ações do personagens, suas falas melhores ditas e até seus pensamentos. Segundo você melhora sua escrita, pode fazer um livro da campanha e depois relê-la, além de dar mais detalhes para as ações, e até para as cenas, o que melhora na imaginação. A sessão escrita também tem a vantagem de poder ser feita com outras atividades, não precisando de atenção enquanto os outros jogadores ou o mestre escrevem.
Porém ela também tem pontos ruins como a demora da duração da sessão, podendo demorar até um dia inteiro, essa demora também impede que o jogador faça muita coisa, cada cena demora muito mais tempo e também a questão de não dar ao jogador o realismo de tempo, a adrenalina de ter que agir rápido, pensar rápido.
A sessão escrita tem um procedimento básico, para que se diferencia ações, falas e pensamentos. As ações são feitas entre **, exemplo: *Pego a minha espada e corro em disparada até o inimigo*. As falas são feitas de três modos, dependendo da entoação com traços. Um traço para sussurros (-), exemplo: - Me siga *sussurra ela*. Dois traços para fala normal (--), exemplo. -- Eu preciso de uma adaga de prata. *Diz ele para o negociante*. Ou três traços para gritos (---), normalmente com o caps ligado, exemplo: ---MORRA MONSTRO *diz ele antes de atacar*. As falas e pensamentos normalmente são explicadas ou direcionadas com a ação em seguida. E por fim tem o pensamento, que é feito entre aspas (""), exemplo: "Não acredito que estou com esses idiotas" *Pensa ela consigo*.
Tem também os procedimentos do mestre que normalmente usa duas setas para frente (>>) indicando que os jogadores podem agir e falar ou duas setas para trás (<<) indicando um ponto importante de narração em que os jogadores devem ficar em silêncio. Por último existem as perguntas entre parênteses, que são usadas para uma fala Offline, normalmente para perguntar algo diretamente para o mestre ou para os jogadores, exemplo: (Mestre pode descrever melhor a porta? Tipo de ela é de madeira normal ou nobre?) Então o mestre pode responder igualmente: (Não, você deve inspecionar melhor para isso), mas as falas offline devem ser evitadas ao máximo, para isso, normalmente, o mestre cria um chat geral.
Esse post foi para falar um pouco de sessões escritas, se tiver um comentário, por favor exponha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário