Meu mundo de RPG - Rubragai (Sistema D&D 5e/ Medieval)

 O mundo de Rubragai ou Terra Vermelha é dividida em três continentes – Honora, Runa e Escária. Além desses continentes, o planeta também possui várias ilhas, mas em especial um local onde se aglomeram dez punhados de ilhas, todas de origem vulcânica, oito com vulcões ainda ativos e só habitadas por feras, chamadas de ilhas do dragão vermelho, e outras duas, habitadas principalmente por orcs, piratas, mercenários e exilados, chamadas de terra de ninguém.

 

 

 

 Mapa do Mundo:

 

(Mapa feito no site Inkarnate)

 

     Honora é o maior continente, e também o mais dividido. Nesse pedaço de terra houveram muitas guerras em questão de raças, iniciadas pelos elfos há muito tempo, pois se consideravam uma raça superior. 

    São cinco reinos que dividem Honora: O reino da aliança, formado pela união de humanos, halflings e gnomos. O reino da pureza, formada por alto-elfos e elfos da floresta. O reino do ferro, formado majoritariamente por anões. O reino dos mestiços, que é o maior, formado por mestiços, aliados do reino da aliança. E o reino dos impuros, formado por raças antes consideradas impuras pelas outras - drows, orcs, draconatos e tielfings, um dos menores reinos por serem raças de cultura difícil de unir, que formaram a maior parte dos piratas e exilados, os párias.

    Runa é um continente mais pacato formado por três reinos: O reino do norte, reino dos alto-elfos. O reino do sul, reino dos meio-elfos e humanos. E o reino das montanhas ou reino do oriente, reino dos elfos da floresta.

    Escária, o menor continente, é um lugar sem reino, com um clima de deserto e pouca diversidade, tem o povo mais agressivo. Dividido, principalmente, entre os tribais e os nômades, que vivem lutando entre si. É considerado pelos outros reinos de “Reino sangrento”, apesar de não formar reino em si, esses povos são normalmente chamados de “selvagens”.  

    Por fim há as ilhas… Divididas entre: As ilhas do dragão vermelho, (inabitadas por qualquer raça), é o lar de muitas lendas e mitos, quem se arrisca a explorá-las nunca mais volta, essas ilhas são habitadas apenas por criaturas muito perigosas, e dizem que até pelo rei dos dragões… E as terras de ninguém, onde habitam os piratas, mercenários, criminosos exilados e todo tipo de escória, elas são divididas em três ilhas: a Ilha dos orcs tribais, a Ilha dos piratas e a Ilha dos exilados.

 

 Divisão dos reinos:

 

 

      Runa e Escária

     Foi em Runa que os seres chamados de "seres ancestrais" surgiram, foram os primeiros seres a adquirir consciência. Todas as raças surgiram dos ancestrais, porém algumas mais novas do que outras. Eles foram os primeiros seres a entender a magia e tentar manipulá-la, e talvez esse tenha sido seu único erro. A magia era muito poderosa e os seres ancestrais não a conheciam o suficiente.

    Todas as raças tem um pouco da característica da outra, portanto até mesmo os elfos mais puros tem sangue de outras raças. A história conta que os ancestrais, foram a primeira forma de vida inteligente, porém eles não existem mais. Os elfos não foram a primeira raça a existir a partir dos ancestrais, porém foram os primeiros a se desenvolver e ter poder, fazendo com que quase aniquilassem as outras raças.

     Como os elfos perseguiam outras raças, essas precisavam se refugiar e isso contribuiu para a descoberta de novos continentes. Honora abrigou os refugiados e eles prosperaram nas novas terras, porém com o tempo e desenvolvimento dos povos houve disputas em busca de poder. E isso piorou quando os elfos começaram a se interessar pelos novos continentes.

    ...

    Tendo muita da cultura dos elfos, as outras raças também tinham grande preconceito contra as raças consideradas impuras, pelos elfos, e foram essas raças as que mais sofreram, o que acabou contribuindo para a descoberta do terceiro continente e as ilhas. Por serem marginalisados essas raças acabaram tendo que sobreviver como podiam, sendo que a maioria acabou virando mercenários ou piratas, uma pequena resistência que juntou as raças impuras acabou criando um reino ao norte de Honora, onde essas raças se refugiaram.

 

      As lendas da Terra Vermelha

    A lenda dos elfos...

  As lendas contam que os elfos foram os primeiros seres de Rubragai. Os elfos mais puros e os primeiros a habitar Runa eram chamados de elfos ancestrais, seres celestiais encarnados.

    Enfim, a lenda conta que, depois de muitos milhares de anos, eles produziram crias e dessas crias vieram os que eles chamavam de “defeituosos”, eram seres como eles não tão belos e que viviam muito menos, não se sabia bem porque eles vinham, mas muitos os consideravam deficientes de magia. Era como se a celestialidade deles diminuisse com os anos, assim nasceram os humanos, e deles então surgiram os halflings.

     Conta a lenda élfica que os anões surgiram do ouro mágico do submundo, não havia fêmea, apenas macho. Eles nasciam das minas e morriam trabalhando nelas. Até que um anão chamado sonhador, decidiu abandonar as minas e desbravar o mundo, ele acabou se apaixonando por uma humana muito bela e do amor deles surgiram sete anões, os primeiros anões do mundo de Rubragai.

    Já os gnomos, dizem as lendas, surgiram de diabretes do submundo, que também decidiram dar uma passeada pelo mundo dando origem à criaturas meio humanos, meio diabretes, os gnomos.

     Os elfos não gostam de se misturar com outras raças, e acham elas inferiores, porém o caso dos seres considerados impuros é bem pior. Os elfos abominam seres “impuros”, os consideram seres nascidos do mau.

    As lendas élficas das raças "impuras". (Drows, draconatos, tielfings e orcs.)

    Resumo das lendas:

    Drows – Diz a lenda élfica que os drows nascem de elfos que fazem pactos com demônios, (como chamam as bruxas) tanto que houve um grande momento obscuro onde os drows foram caçados e quase extintos. 

    Draconatos - A lenda dos draconatos conta que um bruxo chamado Draconium amaldiçoou toda uma vila por terem matado sua amada esposa, transformando-os em monstros, esses monstros foram chamados de dragões. Acontece que segundo a lenda os dragões poderiam retornar a forma humana em um eclipse total do sol, nessa pequena parte do tempo que eles puderam voltar a forma humana, esses seres amaldiçoados se reproduziram com humanas, surgindo assim os draconatos.

    Tielfings – A lenda diz que os tielfings nasceram de relações de demônios com elfas no inicio dos tempos, o resultado disso foram seres meio elfos meio demônios, os tielfings. 

    Orcs – Nessa lenda os gigantes (comedores de humanos), tomados de desejo se aproximaram das humanas, mataram seus maridos e tiveram relações com elas, dessas relações nasceram pequenos monstrinhos, não humanos e nem gigante, os orcs. 

 

    Os semi-mundos, o submundo e o mundo elevado.

    O submundo, ou o reino dos espirítos e seres mágicos. É um outro mundo onde criaturas mágicas muito fortes existem, e que tem um manto fino entre o seu mundo e o mundo de Rubragai. Algumas tem interesses egoístas e,  muitas vezes, tentam acessar o mundo de Rubragai para conseguirem mais poder, se intitulando deuses e formando cultos com pessoas propícias a ajudá-los a ter o que querem, ou apenas para trazer caos. Algumas boas que tentam atravessar o manto para ajudar o mundo de Rubragai e as pessoas que lá vivem. Há muitas lendas do submundo, dependendo da cultura de cada classe e raça.

    O mundo elevado, ou reino dos ancestrais.  É o mundo mais misterioso, considerado o lugar do grande criador e dos seres que já se foram e foram bons,  seguindo os valores dos sete ancestrais (honra e responsabilidade, misericórdia e sabedoria, amor e cuidado, equilíbrio e harmonia, coragem e perseverança, humildade e respeito, verdade e justiça). Esse mundo é considerado totalmente inacessível pelos seres mortais assim como o mundo dos mortos.

    O mundo dos mortos, é o mundo onde todos que já partiram vão, às vezes considerado mundo intermediário para outros mundos, como o mundo elevado e o submundo.

    Os semi-mundos, mundos pequenos derivados do nosso pela magia. Ex: Os mundos elementais do fogo, os mundos elementais da água, os mundos elementais do ar e os mundos elementais da terra. O mundo feérico da natureza, construídos para salvar seres mágicos da natureza, animais e grandes florestas com seus conhecimentos, é um mundo espelho de todas as florestas do mundo antes das civilizações. O mundo do conhecimento, das escolas dos magos, da grande biblioteca onde o conhecimento do mundo é mantido e é o local seguro de relíquias mágicas de Rubragai. Entre outros...


    Alguns heróis antigos são considerados deuses em Rubragai, e os deuses dos bruxos são considerados como seres de grande poder e magia do submundo, ou demônios. Também há na religião de Rubragai, um ser acima dos deuses, responsável pela criação dos mundos, ele tem muitos nomes, como, "O Grande Desconhecido", "Criador dos mundos", "Ser de muitos nomes"...

 

    

    Os seres do submundo podem fazem pactos com bruxos para conseguirem controlar o mundo de Rubragai. Existem muitos cultos para esses seres, normalmente envolvendo magias negras, sacrificios e rituais de sangue. Os principais são:

    Corruptor - O galhudo - Busca poder e caos. Muitas vezes representado como um cervo branco, um ser horripilante negro, alto, de olhos vermelhos e com longos chifres.
    Ancião - O mestre dos mestres. Busca por artefatos de grande poder. Tem grande conhecimento de magia negra. Tem normalmente a forma de um grande olho com tentáculos ou de um senhor velho de túnica vermelha.
    Arquifada - Rei do submundo - Busca o tormento e o caos por diversão. Pode aparecer como uma tielfing linda de pele vermelha ou um grande diabrete vermelho com asas de morcego.
   
     Eles podem se comunicar com os bruxos por telepatia e podem mostrar seus semi-mundo.
Eles não conseguem atuar de forma ativa nesse mundo, apenas pelas pessoas do próprio mundo que aceitam seu chamado.
 
    Clérigos e paladinos servem ao Grande desconhecido e aos ancestrais pelo bem e igualdade das raças, que embora não se comuniquem com eles e não interfiram diretamente no mundo, significam o bem e a paz em Rubragai. A fé no grande desconhecido e nos ancestrais é quase universal, embora cada um tenha suas crenças mais pessoais, as exceções a isso são os elfos e bruxos, pois os elfos consideram que eles são os ancestrais, acreditam na soberania elfica e no plano superior que só terá os elfos mais nobres e puros. E os bruxos que servem os seres poderosos do submundo. Normalmente são contra bruxos por seus pactos com seres do submundo
 
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    Particularidade das raças e classes no mundo de Rubrogai
 
    Elfos vivem até os 300 anos, e entram em transe entrando em seu subconsciente, esse estado de transe dura o mesmo tempo de um bom sono para qualquer raça. Eles normalmente são uma raça preconceituosa com as outras e se acham superiores. 
 
    Os Paladinos acreditam ser descendentes do Sétimo ancestral, Setimus, esse ancestral acreditava na justiça/igualdade e na verdade, seus discípulos passaram adiante esses ideais. Há uma organização, a ordem dos sétimos filhos que é feita de discípulos de Setimus. Essa organização une seres de qualquer raça contra os seres do submundo e seus pactuantes (bruxos)  
 
    Bruxos fazem pactos com seres mágicos e poderosos do submundo, esses seres tem objetivos diferentes, mas normalmente querem controlar o mundo de Rubragai, trazer caos ou poder transpassar para o mundo de alguma forma. Eles são movidos por interesses próprios que tentam passar para seus discípulos.
 
    Tielfings, Draconatos, Orcs e Drows. Em quantidade não são raças grandes, e por sua história de opressão e cultura acabam tendo uma facilidade maior para entrar no mundo do crime, pirataria e ladinagem. Tanto que em seu reino, reino dos impuros, existem a maior organização de assassinos e a maior ordem de ladrões desse mundo. Eles podem viver por toda Rubragai, como aventureiros, mas principalmente mercenários. São as raças que mais sofrem preconceito. A taxa de assassinatos é maior sobre essas raças, nos outros reinos, principalmente no reino da pureza. Em contrapartida, elfos (menos drows) e meio-elfos, (eles não veem diferença) são assassinados comumente no reino dos impuros.  

    Mestiços, os mestiços são as raças que menos tem problemas com as outras, eles unem os elfos com os orcs, e prezam pela igualdade.
 
    Além das "raças impuras", os elfos e muitos humanos, (herança mais parecida) consideram igualmente terríveis as classes impuras, que são bruxos, feiticeiros e necromantes.  

    Feiticeiros normalmente são seres nascidos da união de um ser mágico do submundo, de alguma forma, com um ser desse mundo, isso resulta em seres com dons "naturais" de magias, considerada magia selvagem
     
    Em contra partida, elfos, humanos e a maioria das raças, consideram os clérigos, druidas e paladinos como classes confiáveis e são essas as classes mais respeitadas de seres "mágicos". 

   Os anões são uma raça bastante individualista, eles não compactuam com muitas crenças religiosas e preferem ficar entre os seus. Anões são ótimos negociantes e artesãos. Além de terem um desenvolvimento tecnológico, de engenhocas, muito superior a qualquer outro reino. Lá é comum o transporte com zepelim (inventado por anões) 
 
    Os gnomos são a raça mais esperta de Rubragai, são ótimos políticos e estrategistas (além de ótimos trambiqueiros), podem se esconder com facilidade e estão entre os melhores espiões. 
 
   Os Halflings são conhecidos por serem ótimos agricultores, são mestres em plantas e muito trabalhadores, eles se sentem confortáveis nas pequenas vilas onde todos se conhecem e são extremamente leais e unidos.
 
    
    Clérigos absorvem os poderes mágicos do sol, e do ambiente, eles acreditam e seguem a doutrina do grande desconhecido, pregam a humildade, o desapego material e a união de tudo com o universo, a maior diferença entre eles e os druidas é que os druidas tem maior apego e amizade com o ambiente e os animais enquanto os clérigos querem ajudar os seres humanoides e outros seres conscientes do mundo.
    Os clérigos elfos e os clérigos de outras raças tem uma diferença substancial, os clérigos elfos acreditam na supremacia élfica e que eles são a única raça pura de verdade, ele acreditam que os ancestrais eram elfos primordiais e essa é a fé mais aceita no reino da pureza. Isso faz dos clérigos muito poderosos na política élfica
    Já os clérigos das outras raças acreditam que os ancestrais eram formados por seres de todas as raças, eles acreditam que a bem e mal em todos e que o grande desconhecido fez a tudo e todos, dando a tudo uma centelha de bem e mal. Essa fé perdura pela maioria dos reinos, principalmente a aliança e os mestiços.
 
 
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    Esse é um resumo do mundo que eu criei com base no sistema de Dungeons & Dragons da 5° edição. Liberado para quem quiser se basear...

    

 

 

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