Faz pouco tempo que eu postei aqui no blog um texto falando sobre o RPG de mesa, então se você não sabe do que eu estou falando vai lá e confere.
Resumindo RPG de mesa é um jogo de interpretação de personagens, quase como um livro falado, é uma história, onde uma pessoa é escolhida, ou escolhe, ser o mestre da campanha e basicamente narra a história, descrevendo o cenário, as situações, até os figurantes, ou seja, os personagens não principais que só estão na história para fazer volume (Logistas, viajantes, habitantes, transeuntes), os vilões, e os NPC's que são os personagens coadjuvantes e normalmente aqueles que instruem os jogadores na historia (Reis, conselheiros, líderes de ordens, anciões), sitando Star Wars, eles são como o Yoda, aparecem de vez em quando e podem dar as missões que os personagens podem ou não seguir.
Por sua vez, quem cria os personagens da história e ditam o que eles falam, reagem e fazem, são os jogadores, o mestre não tem controle sobre quem serão os personagens principais e o que eles fazem, além disso, os jogadores podem conversar, reagir e interpretar seus personagens, até criar sua história, sua personalidade, podem agir, mas como qualquer um de nós na vida, suas ações podem dar certo, mas também podem dar muito errado. O mestre pode só dizer se o jogador está fazendo uma ação impossível como escalar uma árvore no meio de um deserto sem nenhuma árvore (É, isso acontece!).
É claro que todo o jogo, independente de qual, precisa de um sistema, algo que dita exatamente o que se deve fazer para se jogar e é sobre um desses sistemas que eu quero falar.
Dungeons & Dragons ou traduzindo Cavernas/Masmorras e Dragões é um sistema situado em uma época parecida com a nossa Era Medieval, mas fantástica, com vários tipos de seres mágicos baseados em várias mitologias antigas que existem até hoje. Então sim, a maioria dos seres de D&D (Dungeons & Dragons) são muito mais antigos do que o próprio jogo, o próprio dragão está presente em vários mitos de muitos povos antigos, mas não é sobre isso que eu quero falar.
Esse sistema é o meu favorito e vou falar o porquê disso, primeiro, admito, eu prefiro sistemas que se baseiam em épocas medievais, o RPG tradicional, com espadas, arcos, castelos... Mas o mais importante não é isso, Dungeons & Dragons é um sistema muito completo e fácil de entender, ele cobre todas as situações que podem acontecer no jogo, tem uma infinidade de monstros bem detalhados e ainda várias raças de seres jogáveis, com muitas classes geniais que abrem as escolhas do jogador para ter um personagem único. É como um leque de possibilidades que bem exploradas podem se tornar um jogo realmente incrível, o melhor que você vai jogar na vida. Além disso a ficha do D&D é muito completa, fazendo com que o personagem assuma uma característica própria e, por consequência, uma realidade maior ao jogo.
Desde que foi criado, o D&D foi se atualizando com várias novas edições, esse é um dos motivos pelo qual seja um sistema antigo e ainda muito jogado, cada edição foi suprindo mais a necessidade dos jogadores desse sistema e resolvendo os erros que poderiam ter, deixando o jogo mais completo. Vou falar mais aqui da última edição, que é a que eu jogo, a 5° edição e, para mim, a mais completa. Tem gente que diz que algumas edições recentes foram tirando a possibilidade de inventar mais as coisas, ou dizendo melhor, foram tirando um pouco da liberdade do mestre e do jogador de interpretar as situações, mas eu não concordo com isso, para mim essas novas edições foram corrigindo o problema que muitos mestres e jogadores tinham de resolver certas questões. Eu não gosto quando o mestre faz algo que para mim não tem lógica, ou barrando situações que poderiam acontecer, e para mim as edições recentes foram corrigindo isso, explicando melhor as coisas, colocando mais realismo, principalmente o sistema de dados e ações, com regras mais explícitas e coerentes que alguns mestres não conseguiam fazer por conta própria. Isso é claro, é uma opinião minha, você não precisa concordar.
Para conseguir jogar, você precisará do livro do jogador, que explica cada passo para criar um personagem, se você tiver um mestre bom, não vai precisar ler o livro todo, porque ele vai te ajudar a criar o personagem e te ensinar a jogar. Agora se você quer ser o mestre e nunca jogou vai ser um pouco mais difícil, felizmente há alguns programas que te ajudam a poder jogar online, vou fazer um post sobre eles depois, eu mesma jogo pelo RRPG firecast e pelo Roll 20, então fica a dica para quem quer jogar e não tem a sua turma.
Se você quer ser mestre então é bom que você compre o livro do jogador e o livro do mestre, pelo menos, além de precisar de um escudo do mestre que resume o que você precisa saber no meio do jogo sem precisar abrir os livros toda a hora, também aconselho um compêndio de magias, e de monstros, mas isso pode ser mais tarde, quando você e seus jogadores forem evoluindo e jogando melhor. Quanto mais você for jogando e estudando os livros mais o jogo se tornará claro e divertido, porque o mundo que você jogar vai ficando mais "encorpado", detalhado, amplo.
Voltando ao D&D, esse sistema é o meu preferido, a ficha do personagem é muito completa e única, as raças são bem detalhadas, todas as situações são bem esclarecidas, o sistema tem lógica, tem muita magia, equipamentos, armas... Enfim, eu recomendo muito!
Se gostou compartilha o post que eu vou escrever mais sobre o sistema e até te ajudar a entrar nesse mundo... Até a próxima!

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