Bom, para quem não sabe, RPG significa role playing game, ou, jogo de interpretação de personagens. O jogo necessita de um mestre e, pelo menos, um jogador. Simplificando muito, digamos que RPG de mesa é um jogo onde o mestre narra um cenários e situações dentro desse cenário e o jogador age nele interpretando o personagem que ele criou, onde suas ações só serão concretizadas ou não, dependendo da sorte, pois são os dados que determinam se a ação que o jogador quer que seu personagem faça, será feita de forma correta ou errada. Por exemplo, se o mestre narra um cenário onde há vários monstros querendo matar o personagem, e o jogador quer atacar ou fugir, ele jogará os dados, e o resultado deles que irão determinar se ele consegue ou não fazer essa ação. Simplificando muito é isso, mas ninguém quer uma narrativa sem lógica, com cenários comuns e sem detalhes não é? Além disso como podemos determinar quais serão os significados dos valores dos dados?
O papel do mestre é mais complicado, a primeira coisa que ele precisa fazer é criar ou escolher um sistema para o jogo, o sistema, nada mais é, do que todo a base do RPG de mesa, onde ele ocorre, como funcionará, quando vai ocorrer, o mundo que o envolve, os seres desse mundo, os monstros, as armas, armaduras, o tempo em que ocorre, as fichas dos personagens, ou seja, praticamente tudo. Há vários sistemas de RPG de mesa, mas eles seguem o mesmo padrão, onde todo aquele mundo é feito, quais os dados a serem jogados e o que significam, e regras a serem consideradas, dentre os sistemas mais famosos de RPG estão o Dungeons & Dragons (Cavernas e Dragões), Tormenta, que são sistemas mais baseados em épocas medievais, magias, algo muito baseado no mundo de Tolkien. Também há os sistemas mais novos, onde o clima é mais futurista, baseado em Star Wars, ou Apocalíptico, como o mundo de The Walking Dead, ou ainda mitológico, como Vampiro: A máscara.
Escolhido o sistema o mestre deverá estudar muito sobre ele, cada detalhe, ler os livros, para ser mestre, inclusive, é bom que já se tenha jogado bastante como personagem, pois mestrar uma mesa de qualidade é mais difícil do que escrever um livro. Dito isso, vamos para o próximo passo, escolher um mundo baseado nesse sistema, ele pode escolher um já existente, que são bem completos, e estudá-lo ou poderá fazer um, o que não é nada fácil, mas há a chance de começar fazendo um mais fácil com um cenário não muito grande.
Digo isso porque para o jogo ficar bem interessante e empolgante tem que ser muito bem feito e parecer real, como um filme onde as coisas se fecham, porque ninguém vai querer assistir um filme com furos no roteiro, não é mesmo?
O mestre precisa saber como cobrir esses furos, por isso precisa saber todos os detalhes do sistema para poder saber o que fazer em todas as situações que os personagens se colocam. Além disso ele precisa fazer um mundo empolgante com histórias empolgantes para que o jogo seja bom, pois se o mundo não tem muitas coisas para se fazer e as histórias são muito chatas o jogo vai ser terrível, por isso cada detalhe de história e quanto mais realismo tiver maior será a qualidade do jogo.
Vamos pegar o exemplo que eu dei logo no início, do cenário onde os monstros querem pegar o personagem. Se eu narrá-la de um modo diferente com mais detalhes veja como ela melhora: "Você caminha pela floresta calmamente enquanto o sol vai caindo e a noite chega, mas quando chega em um clareira você começa a ouvir passos se aproximando, passos pesados, que chegam a fazem a terra tremer ao seu redor e logo surgem da escuridão três seres altos e terríveis, o maior chega a ter pelo menos três metros de altura e um de largura, seu rosto parece humano, mas é anormal, desfigurado, seu nariz é consideravelmente maior do que a proporção dos olhos, seus dentes saltam da boca que não consegue se fechar totalmente..." Também é importante que se narre bem o cenário para dar ao jogador possibilidade de se fazer mais ações especificas, como entrar em um tronco oco, ou se agachar atrás de uma pedra, ou até subir em uma árvore. Por sua vez o personagem também deve detalhar sua ação e dar emoção e personalidade ao personagem e não só dizer "Eu ataco".
Se alguém se deparasse com três gigantes na frente ele não iria só atacar, ele deve reagir, talvez falar um ou dois palavrões, arregalar os olhos e principalmente, ele deve pegar a sua arma dizer qual é ela, e pelo menos dizer como vai atacar. É o mínimo!
Agora, vou falar um pouco da minha opinião sobre o jogo. É um jogo que pra ficar legal tem que praticar, ler bastante e tudo... Mas ele abre a mente de uma forma! Principalmente para crianças e adolescentes ele abre muito a mente, faz a pessoa se interessar por leitura, faz crescer a imaginação, abre um novo mundo, e não, como se pensava antigamente, não é um mundo demoníaco! é um mundo apenas de fantasia, tanto que eu sou católica praticante, estudo teologia, e isso não vai influenciar ninguém para o lado negro da força, não se preocupe.
Desenvolve o raciocínio como um todo, inclusive o jogo depende de várias contas e números que vão desenvolver a matemática na sua mente de uma forma divertida, e não um divertido como mostram as apostilas de matemática com aqueles joguinhos idiotas e números coloridos, é divertido mesmo!
Eu acho que as escolas deviam, inclusive, difundir esse jogo entre os alunos, não é a toa que esse é um jogo conhecido como nerd, precisa ter inteligência pra jogar, felizmente a inteligência não é algo que se têm, ninguém nasce um gênio, a inteligência se exercita e evolui. Não se preocupe sobre a dificuldade do jogo, ninguém começa perfeitamente nele, você vai ter o mestre do jogo pra te ajudar, e você não vai se arrepender de jogar...

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